A Prefeitura Municipal de Umburanas, através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Instituto AprovaJá, realizou Curso de Formação Continuada em Proficiência Educacional para todos os professores do 5º Ano e os professores de Matemática e L. Portuguesa do 9º Ano, como também para seu quadro de coordenadores e gestores. As formações ocorreram entre os dias 11 de setembro a 09 de novembro deste ano. Nesta primeira etapa, foram aproximadamente 50 (cinquenta) profissionais que participaram da formação.

Para o Sr. Roberto Bruno Silva, prefeito de Umburanas, “o nosso governo da reconstrução, tem por obrigação investir na qualidade da educação e esta será uma das marcas de nosso governo”. Ainda, destacou a valorização dos profissionais da educação e a melhoria da qualidade no ensino como essenciais para o desenvolvimento do município.

Segundo a Secretária de Educação, Vanessa Nunes Gomes Freires, “a formação continuada de professores é um processo permanente”. Destacou ainda que esta ação iniciou antes da formação para professores com aplicação da Avaliação Diagnóstica para todos os alunos do 5º e 9º Ano. Relatou que a formação também teve como foco a Prova Brasil 2017, que o município aguarda o resultado com muita expectativa e esperança de resultados melhores. Finalizou dizendo: “Acredito muito no potencial de nossos professores. Estamos trabalhando para oferecer condições de trabalho ainda melhores e um processo constante de formação. Iremos buscar formação para todo o nosso corpo docente, até o final desta gestão. Tivemos êxito nesta primeira etapa, que foi muito bem avaliada pelos professores que participaram. Tentamos humanizar o máximo possível o espaço de formação e acredito que o resultado foi muito positivo.”

Em depoimento, a professora Ioná Alves dos Santos enfatizou a competência dos formadores: “O professor Kleber juntamente com os formadores de Língua Portuguesa e Matemática, Emanoel e Acassia, ambos com seu jeito simples, porém, com um largo conhecimento teórico conduziram de forma singular a nossa formação. Nos orientando como melhorar nossa prática em sala de aula, tornando mais prazeroso o processo ensino aprendizagem”.

Uma das formadoras do Instituto AprovaJá, Acássia Gomes de Brito, destacou o empenho e a vontade de todos os professores que participaram da formação e o compromisso dos membros da Secretaria de Educação de Umburanas como ponto crucial para o sucesso da formação. Reforçou que “a ação docente é uma ação complexa que depende da eficácia da relação interpessoal e de processos subjetivos como a capacidade de captar a atenção e de criar interesse. Neste sentido a nossa formação em Proficiência Educacional busca uma mudança de paradigmas que permitam profundas reflexões sobre crenças, valores e atitudes que permeiam a ação docente, buscando assegurar uma ação efetiva que promova aprendizagens significativas”.

“O nosso Programa de Formação parte sempre de uma Avaliação Diagnóstica que realizamos nos municípios parceiros. Os resultados apontados, que representam as necessidades de aprendizagem dos alunos, migra para dentro de nossas formações, ou seja, a formação se desenha a partir da necessidade do município. Ainda damos muita

importância e valorizamos o saber que o professor já traz, sua experiência, e buscamos adequá-las às concepções teóricas nas quais acreditamos. Por fim, tentamos sempre integrar de forma eficaz a parte teórica com a prática de sala de aula, tanto que chamamos de oficinas o espaço formativo” esclareceu o Sr. Kleber Vasconcelos, coordenador do Projeto AprovaJá.

One thought on “Prefeitura de Umburanas, através da SEMEC em parceria com o Instituto AprovaJá, realizou Curso de Formação Continuada

• 16 de dezembro de 2017 em 14:00
    Permalink

O melhor curso parabéns a todos os envolvidos.

Resposta