Nota de Esclarecimento – Secretaria Municipal de Saúde de Umburanas

A Prefeitura Municipal de Umburanas através da Secretaria de Sáude vem a público esclarecer em reposta ao senhor Gilvan Souza Silva que publicou em redes sociais um vídeo falando que a Prefeitura junto a Secretaria de Saúde não fornece desde de janeiro de 2018 os medicamentos: humalog kwikpen caneta c/3 ml ; lantus solostar 1 x 3ml usados para o tratamento do seu filho Jodivan Evangelista da Silva. Portanto a Prefeitura vem através deste esclarecer que o senhor Gilvan recebeu sim os medicamentos supracitados durante o ano de 2018, como também foi realizado transferência de valores para conta bancária do mesmo, como segue em anexo os cupons fiscais e comprovante de transferência. Sabemos dos nossos deveres e obrigatoriedades. No entanto o que o município recebe de recursos vinculados pra compra de medicamentos e insumos é de apenas R$ 8.994,50 para atender toda as demandas básicas do município.

Segundo a portaria 2583 de 10 outubro de 2007 que regulamenta quais medicamentos é fornecido pelo SUS, não está incluso os medicamentos que o senhor Gilvan cita no vídeo. Mas obrigatoriedade ou não a prefeitura vem sempre fornecendo o medicamento para o paciente.

A saúde de Umburanas é denominada como atenção básica, ou seja, os recursos que recebemos é pra manter os serviços básicos do município, no entanto as demandas e os problemas de saúde que surge diariamente foge do orçamento vinculado da prefeitura, mas mesmo com grandes dificuldades financeiras, a secretaria de saúde vem dando todo suporte e assistência a população, em exames médicos e laboratoriais, medicamentos, na viagens pra Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Irecê e várias outras cidades do estado da Bahia.

Então o vídeo divulgado em redes sociais onde Gilvan fala que não tá recebendo medicamentos a um ano é uma mentira. Ficamos triste por se tratar de saúde e o que se parece bem é uma ingratidão associada a politicagem.

A secretaria de saúde de Umburanas sempre ajudou e ajuda as pessoas carentes do município independentemente de partidos políticos.

Documentos anexos: