Sistema Mandalla de Roduleiro é referência em toda região.

Um oásis em meio ao Sertão foi o que relacionei o Sistema Mandalla visto da Comunidade de Roduleiro e Demanda no município de Umburanas. No dia 24 de agosto de 2019 eu, Heidy Carvalho e Crislaine Bahia, Zootecnistas e técnicas de nível superior da instituição IDESA realizamos uma visita técnica juntamente as produtoras da Comunidade de Cabaças e Marreca,ao Sistema Mandalla das comunidades acima citadas. Essa visita foi possível graças a parceria que existe entre a prefeitura Municipal de Umburanas e o Instituto de Desenvolvimento Social e Agrário do Semi Árido (IDESA).O Sistema Mandalla visitado possui uma estrutura circular de plantio e visa diversificar a atividade agrícola. Cada seguimento possui uma cultura onde uma vai ajudando a outra a sobreviver. A visita teve o objetivo de constatar e entender como funciona todo esse processo citado.
No primeiro sistema Mandalla da comunidade de Roduleiro, contamos com a ajuda da Presidente da Associação Viviane, que nos passou todas as informações sobre o funcionamento, os lucros, a associação, as alegrias e também sobre as dificuldades que vem enfrentando por conta da falta de águapara o abastecimento e manutenção do sistema. Percebemos que existe um empenho muito grande da parte das famílias e do secretário de agricultura de Umburanas Valdeni Ribeiro em não deixar o sistema se acabar. Hoje a Mandalla funciona com metade da produção que tinha no início por conta das dificuldades e da falta de água, mesmo assim as 18 famílias que sobrevivem desse sistema estão lutando diariamente para não deixar se acabar o sonho de melhorar a qualidade de vida das famílias agrícolas. Seguimos então para o sistema Mandalla da Comunidade de Demanda, onde fomos recepcionadas pelo Presidente da Associação Odair e seu companheiro de trabalho Adailton. Nesta Mandalla contamos com a ilustre presença do prefeito Roberto Bruno, o vice Sorlando Duque dos secretários Valdeni Ribeiro (…). Na oportunidade foi realizada uma reunião em prol da perfuração e do melhoramento da água na comunidade das Cabaças. Eu como idealizadora dessa ação, quero agradecer ao prefeito e representantes do município de Umburanas pelas belíssimas palavras, que concederam a perfuração do poço para a comunidade. Foi com muita satisfação e alegria que as produtoras de Cabaças receberam essa notícia, hoje já podemos sonhar mais alto e até mesmo pensar em implantar um sistema Mandalla, em breve será fundada uma Associação na comunidade para assim podermos avançar juntamente com a prefeitura de Umburanas. Eu como a técnica da região, conheço bem as dificuldades enfrentadas por elas e me sinto muito feliz em poder ajudá-las, é gratificante.

Quero deixar meus agradecimentos primeiramente a Deus por colocar pessoas competentes e sábias no nosso caminho, agradecer ao prefeito que se fez presente e pode atender a demanda da Comunidade, agradecer ao vice pelo apoio e pelas palavras objetivas, agradecer ao secretário (…), agradecer de coração ao meu parceiro e ajudante dessas causas agrícolas, o secretário Valdeni Ribeiro, agradecer também a zootecnista Deise pela ajuda e acompanhamento aos sistemas Mandalla, aos presidentes das associações que foram fundamentais para o entendimento do sistema e agradecer ao amigo e colaborador João Alves pela disponibilidade e ajuda no elo entre prefeitura e IDESA. Meus sinceros agradecimentos a todos, espero que nessa parceria novos projetos surjam para os benefícios das comunidades do município pois, assim possamos continuar firmes e fortes a espera de um futuro melhor.