Nota de Pesar e Falecimento

Nos solidarizamos com esta família enlutada, que na sua dor não pôde velar o seu ente querido ( a ).
Que a paz esteja em vossos corações e que Deus os conforte.
Em respeito a família e pelo tamanho da sua dor, não serão citados nomes.

Entenda o caso :

Na tarde de sexta -feira por volta das 15:00 h ( 01/05 ), a Secretaria Municipal de Saúde de Umburanas, recebeu uma informação anônima que chegaria no município, um corpo o qual estaria sendo transladado da cidade do Salvador – BA para Umburanas, o qual teria sido vítima de COVID-19.

Imediatamente a Secretaria de Saúde entrou em contato com a Regional em Jacobina, e esta contactou o setor da vigilância epidemiológica do estado da Bahia

Até então, a Vigilância Sanitária de Umburanas não tinha sido avisada em nenhum momento, pelo hospital que este corpo viria para o município.

Sendo assim, a Vigilância Sanitária , juntamente com a Guarda Municipal de Umburanas deslocaram-se para o povoado onde seria realizado o enterro ( destino), levaram EPIs, solidarizaram-se com a familia, os orientou e realizou o sepultamento conforme protocolo, ( o corpo nao pode ser velado ), seguindo orientações da Regional de Saúde.

Obs : Esta pessoa NÃO estava RESIDINDO ha muito tempo em Umburanas, ou seja este caso não entra nos dados de notificação de nosso município, o óbito foi registrado no município de Salvador, por conta do endereço da mesma.

A vigilância de Saúde teve acesso a Certidão de óbito onde NÃO CONSTA diagnóstico de COVID-19. Mas os familiares decidiram não fornecer cópia da certidão a vigilância de saúde

A paciente já vinha apresentando outras patologias ( diabetes melitus e cardiopatias) estava internada no hospital Couto Maia em Salvador.

A mesma manifestava o desejo à família de ser sepultada em Umburanas, seu município de origem, o qual foi realizado com todo critério e cuidados necessário, pelo fato de ela ( ele ) ter falecido em um hospital de referência para doenças infecto contagiosas.