ENGIE entrega produtos de convênios à Prefeitura de Umburanas

A ENGIE finalizou o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PGIRS) e a primeira etapa do Plano Diretor Participativo do Município de Umburanas. Os produtos, frutos de convênios com o município, foram entregues à Prefeitura, juntamente com o projeto do aterro sanitário, o Plano de Remediação do “Lixão” e o relatório final de reabilitação dos poços tubulares nas comunidades rurais de Rodoleiro e Barriguda da Brasília.

Com a entrega do PGRIS, o convênio 49, no qual foram investidos mais de R$131 mil, foi finalizado. A partir da aprovação do PGIRS, o Município poderá angariar recursos junto ao Governo para implantação do aterro sanitário.

Para garantir a melhoria do abastecimento d’água em comunidades rurais, a ENGIE investiu mais de R$ 103 mil na revitalização de dois poços tubulares, através do convênio 003. Em Rodoleiro, o poço revitalizado apresentou vazão de 17 mil litros/hora e já está abastecendo satisfatoriamente as residências e o viveiro de mudas com água de boa qualidade. Em Barriguda da Brasília, no entanto, não se obteve água no poço perfurado. “Infelizmente não tivemos o mesmo sucesso em Barriguda, mas continuamos estudando alternativas para tentar resolver o problema de água na localidade”, destacou o gerente da obra, Murilo Boselli. A Prefeitura Municipal é a responsável por garantir as manutenções dos poços e seu perfeito funcionamento.

A estruturação do Plano Diretor Participativo do Município de Umburanas também foi garantida, a partir do convênio 50. Em sua fase final de organização, as ações para elaboração do Plano já contemplaram a articulação com gestores públicos municipais, a composição do núcleo Gestor, o diagnóstico técnico e jurídico, a consulta comunitária e o diagnóstico social. O plano deve ter sua minuta apresentada, para consulta pública, em janeiro de 2018. Cerca de R$ 200 mil estão sendo aplicados no trabalho de estruturação do documento, que vai servir de suporte para deflagrar ações de desenvolvimento do município nos próximos anos.

Fonte: http://www.jacobinanoticia.com.br/engie-entrega-produtos-de-convenios-prefeitura-de-umburanas/